quarta-feira, 8 de abril de 2009

Modernidades

Como o mundo modernizou rapidamente ..eu só tenho 42 anos e as coisas mudaram tanto nesses anos ..tudo mudou ..
Pra começar pelos exames para as gestantes ..Minha mãe só ficou sabendo que ia ter filhas gêmeas,quase na véspera do nosso nascimento , só fez o ultra som quase no fim da gestação .Crescemos brincando de casinha , boneca , pique esconde , queimada ,amarelinha ..nada de video game ,jogos de computador ,,que na época se existia eu e toda minha família desconheciamos ..

Escutavamos Historinhas dos Tres porquinhos ,Galinha Ruiva ,Dona Baratinha e outras numa vitrolinha azul linda !!! Só na adolescencia que tivemos o primeiro "SOM" e foi um presente coletivo ,pois era caro ,bem caro . E hoje ..
I pod d .MP3 ,4,5 ...CDs ..etc .etc










Tv de plasma ..que modernidade ,, Tv com controle remoto é coisa muito recente ,mas muito recente mesmo ...Lembro como se fosse hoje o dia que fui na casa do meu amigo Rodrigo ver TV á cores ,,,TV a cores era coisa de gente muito rico ,mas com muito $ mesmo ..

Eu tomava uma injeção ,bezetacil todo mês ,,vcs acham que era com seringa descartável ???!!! não era .. era de vidro e tinha uma "geringonça " pra esterelizar ...e eu ficava lá esperando a seringa ser "esterelizada " pra passar aquela dor .-Não desejo nem pro meu pior inimigo uma injeção dessa ...Se fosse hoje minha injeção seria aplicada no hospital e com todos os cuidados devidos .


Na minha casa o número do tel era 273 .. não existia DDD ..quando queríamos por exemplo falar na casa de algum tio era só pegar o telefone e pedir assim pra telefonista ..D ,,Fulana (esqueci o nome dela ) me liga lá na casa do tio Fernando .. e se ele não estava ela sabia .

A telefonista era uma informante ..rs O DDD em nossa cidade demorou a chegar ,minha irmã Elisa já estava na faculdade quando essa modernidade chegou ,,ela lembra que ficava mais de hora no "posto telefônico " em Diamantina pra falar lá em Santo Antonio do Amparo e a ligação ia passando de cidade a cidade ..Agora a filha dela Thais ,teve o seu primeiro celular com 10 anos ... muita modernidade


Eu lembro qdo o homen foi a Lua pela primeria vez ..agora tem até tour pra Lua !!!

Quando íamos pra Araxá de carro ,a viagem era longa ,muito longa demorava um dia todo a viagem .. agora em 4/ 5 horas chegamos lá ... e minha mãe que ia de trem do Rio pra lá ..



E na minha profissão qta coisa mudou .. noooosa e só tenho 20 anos de formada .
Quando comecei a trabalhar fazia amálgama em quase todos os dentes ,agora isso é coisa do passado sem falar em outras inúmeras modernidades ..





Fico imaginando o que ainda vai surgir ??? como será o futuro ??? é veremos ... espero estar viva pra ver outras modenidades e acho que estarei pois tudo anda evoluindo muito rapidamente ..

5 comentários:

Anônimo disse...

Déia,quando vc falou de nossas brincadeiras de infância, quase chorei. Rs. Vc tem uma memoria... Vê seu eu ia me lembrar da Galinha ruiva? só lembrava dos Três Porquinhos e da D. Baratinha. Acho que tinha também o Patinho feio e era o que eu mais gostava. A vitrola eu estou vendo aqui na minha lembrança e na minha alma. E nossos brincadeiras na rua em Varginha. Que coisa mais divertida. Eu me lembro que a primeira pessoa que vi com video game foi o filho do Agnaldo. Fui lá na casa dele uma vez, depois que mudamos de Varginha, fazer sei lá o que, e não conseguia acompanhá-lo naquele jogo. Não tinha coordenação motora. Ainda bem que não era da minha época, senão seria uma criança insegura - não iria dar conta daquilo...
O nosso som, presente de natal, existia até pouco tempo . Deve ter custado o olho da cara. Coitado do papai..
Eu tb nao me lembrava mais da injeção de vidro. Desta parte só me lembro da gente voltando da escola fazendo hora para vc demorar a tomar a injeção. E sei lá pque acho que ele aplicava sempre na sala. Era mesmo? Tadinha. Que dozinha, ter tomado tanto tempo essa coisa dolorida e sem precisar... Nessa parte também eu quase chorei.
Um dia desses, contei para alguém que eu fazia telefonemas através da telefonista. A pessoa ficou boba. Imagina. E hoje, tenho 3 celulares. Credo!!!
Tenho certeza que muita coisa nova virá por ai. Hoje li no jornal que criaram algo parecidocom o ipod mas para armazenar livros. Eu não sei nem mexer no ipod ainda (e nem tenho).
Agora temos que tomar cuidado para não ficarmos escravos da modernidade. Eu por exemplo preciso urgente eliminar um celular. Para que 3 ? Tô ficando maluca.

Mônica disse...

Andrea
Imagine então como me escandalizo no bom sentido com tanta modernidade.
Fiquei lembrando de voces crescendo e vendo o mundo evoluir. E a mamae que utilizou o fogão a lenha e depois o fogão eletrico e agora o microondas. Ontem ela lembrava que uma tia Fifina paasava depois da missa das 7 horas para tomar café com ela e nossas tias, lá Araxá.
Enquanto isto elas pelejavam de tudo quanto é jeito acender o fogão a lenha para quando tia Fifina chegasse o café estivesse pronto. E o tio Tobias ficava na porta gritando, está na esquina, virou a direita, já está na vizinha, chegou.
E a tia ainda reclamava do café.
Torço para não ver muita coisa acontecer, para que os valores não terminem.
Com amor Monica

Lisa Nunes disse...

ANDREA E IRMÃS AMADAS',
a história de vida de vocês daria um livro, que lindas lembranças de infancia Vocês tem!Eu tambem na minha infância assistia o sitio do pica-pau amarelo na casa da minha amiga(rica) que tinha TV colorida. Quando voltava pra casa depois, tinha que assistir aos filmes do Faroeste em preto e branco com meus pais e achava uóhhhh!
O que eu acho mais difícil é acompanharmos a velocidade - como algumas coisas evoluem! Celular é um bom exemplo disso: quando a gente se acostuma com aquele modelo novo, dali uns meses inventam outro mais complicado!e quando voce resolve trocar, apanha muito para aprender como usa-lo! E os controles remotos? me digam se eles não vem de outro planeta??
Acho que é bom a gente evoluir e aprender coisas novas, mas nunca esquecendo de que os nossos valores verdadeiros não estão nos bens materiais, pois eles passam.
Desejo uma Feliz e Abençoada Páscoa - pra você e os seus! beijos

Anônimo disse...

Mônica, que estória engraçada da mamãe. Não conhecia. Este blog está sendo uma ótima troca, não é mesmo.
E a Liza tem razão, a gente tem que lembrar sempre que nossos valores nao estão nos bens materiais pois eles passam.
Feliz Páscoa para todos.

Aline G Mello disse...

Querida, eu só espero que no futuro ainda haja pessoas tão fofas como você.