sábado, 10 de outubro de 2009

Nossa Senhora Aparecida


Dia 12 é o dia de Nossa Senhora Aparecida .
Já fui algumas vezes á Aparecida do Norte e sempre me emociono com a fé das pessoas que vão aquele Santuário enorme e maravilhoso agradecer e também pedir graças á Nossa Senhora !!
Segue um pouco sobre a imagem achada nos Rio .
A Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi encontrada no Rio Paraíba na segunda quinzena de outubro de 1717. É de terracota, isto é, argila que, depois de modelada, é cozida em forno apropriado, medindo 40 centímetros de altura.

Quando foi pescada, o corpo estava separado da cabeça e, muito provavelmente, sem a policromia original, devido aos anos em que esteve mergulhada nas águas e no lodo do rio.

A cor acanelada com que hoje é conhecida deve-se ao fato de ter sido exposta, durante anos, ao picumã das chamas das velas e dos candeeiros. Seu estilo é seiscentista, como atestam alguns especialistas que a estudaram.

A Imagem é do do Século XVII.
Em 1978, após o atentado que a reduzira em quase duzentos fragmentos, foi encaminhada ao Prof. Pietro Maria Bardi – na época diretor do Museu de Arte de São Paulo –, que a examinou, juntamente com o Dr. João Marinho, colecionador de imagens brasileiras.

Foi totalmente reconstituída pela artista plástica Maria Helena Chartuni, na época restauradora do Museu de Arte de São Paulo. Ainda conforme estudos dos peritos mencionados, a Imagem foi moldada com argila paulista, da região de Santana do Parnaíba, situada na Grande São Paulo.

O mais difícil foi determinar o autor da pequena imagem, pois não está assinada ou datada. Assim, após um estudo comparativo, os peritos chegaram à conclusão de que se tratava de um escultor, discípulo do monge beneditino Frei Agostinho da Piedade, e também seu colega de Ordem, Frei Agostinho de Jesus.

Caracterizam seu estilo: forma sorridente dos lábios, queixo encastoado, tendo, no centro, uma covinha; penteado, flores em relevo nos cabelos, broche de três pérolas na testa e porte empinado para trás.

Todos esses detalhes se encontram na Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e, por isso, concluíram os peritos, Dom Clemenente da Silva Nigra e Dom Paulo Lachenmayer, que a Imagem foi esculpida pelo monge beneditino Frei Agostinho de Jesus.


Quem for á Aparecida do Norte não deve deixar de visitar o Museu Nossa Senhora Aparecida, no 1o andar da Torre Brasília.
Lá se encontra-se a rosa de Ouro ,doada pelo Papa Paulo VI em 1967 (ano que eu nasci )
Eu achei lindo esse museu !!

Que Nossa Senhora Aparecida ,padroeira do Brasil nos proteja !!!

5 comentários:

Elisa no blog disse...

Não sabia várias das coisas que vc escreveu sobre a imagem. Não sabia que ela foi atacada e destruída. Quem fez isso, por quê? vc poderia dar mais detalhes?

A torta de maçã não deu certo no recheio ou na massa?

bj

Andrea disse...

Elisa ,eu li que um rapaz doente mental tentou rouba-la e na fuga ele caiu sobre a imagem que se quebrou em mais de 200 pedaços .A rstauradora disse assim ""Enquanto ela era reconstituída fisicamente por mim, eu era reconstituída espiritualmente por ela, foi uma relação profunda e inexplicável, que eu chamo de milagre"
só essa moç Maria Helena hoje tem a permissão de limpar a imagem ,que é fetia uma vez por ano .entra nesse link pra vc ver como era a imagem ,como ela quebrou e como ficou . http://romeirodeaparecida.webnode.com/news/atentado%20%C3%A0%20imagem/

Anônimo disse...

Andréa, eu tb nao sabia nada disso. Que bonito ela ter sido restaurada. Eu não fui tantas vezes em Aparecida. Acho que fui 2 vezes, uma em criança com papai e todos nós, voltando da viagem ao Sul e outra já adulta com Marcello e fiquei muito emocionada. É algo inexplicavel e lembrei muito do papai é claro.
Vou entrar no site que vc sugeriu para ver a estória de N. S. Aparecida.
Que ela continue protejendo nossa família

Talma disse...

Obrigada pelo carinho, lá no blog.
Bom feriado pra vc e sua família!
Bjs!

Blog Geovanini disse...

Andréa,
Obrigado por citar nosso site www.romeirodeaparecida.webnode.com,
lá tem muitas curiosidades sobre a cidade,locais enfim,tudo relacionado a Nossa Mãe,
Feliz ano novo.