sexta-feira, 27 de março de 2009

Recordações


A Lisa comentou no seu blog http://lisanunes.blogspot.com/ sobre a hora do planeta é " Uma ação simbólica da ONG WWF para que todo mundo apague completamente as luzes de sua casa, ou qualquer outro ambiente que você esteja por UMA HORA, essa ação é contra o aquecimento global"
Muito legal essa ação ..então me veio a mémoria as vezes que ficamos às escuras e foram muitas ,vou explicar melhor .
Quando erámos pequenas ,e não tem muito tempo ,rs ..(tenho 42 anos ) ,passávamos as férias na fazenda do meu avô em Araxá Era uma fazenda grande que criava gados e vacas leiteiras ,produzia manteiga e queijos e acreditem lá nao tinha luz elétrica .
Segundo a minha mãe era caríssimo colocar luz .Na região só tinha uma fazenda que possuia .
Passei férias e mais férias ,anos sem fim lá .A noite sentávamos todos ao redor da mesa com os tios ,primos ,meus avós e conversávamos , jogavamos jogo de tabuleiro e às vezes saíamos para frente da casa para caçar vagalumes que eram colocados dentro de um vidrinho ..para pega-los a gente cantava assim "vagalume tem tem seu pai taki sua mãe também " ,era uma alegria só .. Dentro de casa tudo era iluminado pelo lampião á querosene que ficava em cima da cristaleira da minha avó . "lampião de gás ,lampião de gás quanta saudade vc me trás " (só que era de querosene ) rsrs..
Não foi somente em Araxá que vivi ás escuras não ..em Santo Antônio do Amparo também .
Na casa da nossa querida "cozinheira" e amiga Tonha também não tinha energia elétrica ,mas acho que lá era porque sua família era muito pobre . Minha irmã e eu adoravamos passar a noite com eles , tinha fascinação pelas lamparinas ,colocávamos querosene nelas para iluminar o quarto e ficavamos brincando ,escutando os "causos" dos parentes dela até bem de noite .
Amanhãa ,dia 28 por uma hora , irei recordar da minha infância .
O mundo modernizou ,na casa da Tonha hoje tem até antena parabólica e na fazenda do meu avó há muitos anos que todas as casas, a sede e de todos os maradores, já possuem luz .
Pena que nós homens não soubemos cuidar do nosso planeta e agora estamos tendo que voltar aos tempos antigos para evitar danos maiores ..sera que ainda tem salvação ??

3 comentários:

Anônimo disse...

Andréa, a falta de luz nos aproximava não é mesmo? Na fazenda do vovô em função da falta de luz, nos reuniámos naquela mesa enorme e ficávamos brincando. Que coisa boa. Era um momento de encontro. Se tivesse luz, provavelmente cada um estaria num lugar, ou vendo TV.
Hoje vou fazer isso a noite. Apagar todas as luzes da casa e ficar de papo com o Marcello, sem TV, sem cp e vou lembrar da fazenda Guariroba.

Andrea disse...

Andrea,
Eu também me lembro que a Fazenda Guariroba, sem luz, era uma delicia.
Na hora de tomar banho, 'a noite, pois brincavamos o dia inteiro.Era uma bondade brincar com a sombra na banheira e água quente, por causa do fogão de lenha.
E as brincadeiras? Jogo de dama do vovô, e jogar baralho, burro e outos jogos. E também tinha Bingo.
Era bom demais. Estou até sentindo o cheiro da lamparina.
Hoje vamos reviver a Guariroba.
Com muita alegria.
Com amor Monica

Lisa Nunes disse...

Querida
a nossa hora de sábado foi muito legal, lá em casa tenho 3 sobrinhos (crianças) eles adoraram curtir esses 60 minutos !! espero que vc'es tenham curtido!! beijos e até amanhã