quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Comida Mineira

Pensando em receitas mineiras e pesquisando na internet quais eram realmente receitas típicas fiquei sabendo que existia dois tipos de comidas .As feitas nas fazendas ,nas roças ,preparada com ingredientes frescos e mais "molhada " , com carnes geralmente servidas com suculentos caldos e acompanhadas do imprescindível angu, da couve e de outras verduras, frescas e retiradas do próprio quintal .Exemplos dessas delicias da roça ,frango com quiabo , com oro pronoobis ,lombo com couve , doces de frutas ,canjiquinha ,rabada .
Já o outro tipo de comida era a dos tropeiros que andavam pelo interior de Minas levando o gado. Nas bruacas de couro dos tropeiros entravam os alimentos secos. Ingrediente de primeira necessidade, a farinha aparece junto com as carnes salgadas ou conservadas na banha Transportando sementes , o precioso e raro sal, vasilhames e uma infinidade de outros produtos, eles inventavam suas próprias iguarias, como o apreciado feijão tropeiro, feito com farinha de mandioca, torresmo, lingüiça e ovos e temperado com cebola e alho.

Minas ficou conhecida por seus pratos substanciosos que sempre tem torresmo e carnes de porco como o lombo, mas apesar de calórica é uma comida que sempre tem verduras como a couve ,o oropronobis , o quiabo ,abobrinhas e tudo fresco retirado da própria horta ou da fazenda.

Segundo as minhas pesquisas pela internet a nossa comida bate com umas das mais modernas filosofias a do slow food , que defende as culinárias regionais de cada país e combate o ritmo frenético do estilo de vida urbano, dos fast foods .Culinária mineira é simples , preserva sabores .Não existe coisa melhor do que sentar a beira de um fogão a lenha ou ao redor de uma mesa ,conversar com os amigos saboreando todas as delicias do nosso estado .

4 comentários:

Mauro S disse...

Oi Andrea, boa tarde!
Tem comidas e comidas, e gosto muito delas, mas atualmente estou lutando comigo para perder uns quilinhos a mais (nunca fui de tanta luta assim).
Recomeço pilates em setembro, dia 9, e com exercício e se o tempo ajudar, melhorarei bem mais, beijão!

Anônimo disse...

Andréa, sempre que faço algo lá em casa para meus amigos procuro escolher uma comida mineira. Fiz um feijão tropeiro da última vez que ficou ótimo. Na véspera do Natal farei outro. Qual sugestão vc dá? um frango com ora pro nobis seria muito bom. Mas nunca vi por aqui. Será que tem? Vou procurar.
Bom feriado.

Unknown disse...

Adoro comida mineira. Sinto saudade e estou contente que vc esteja escrevendo sobre comida. Nada melhor que ouvir de uma expert no assunto. Gostei de saber de tudo isso. Se não for pedir demais, qualquer dia vc não teria umas fotos para matar as saudades?
beijos,
Elisa

Jorge Ramiro disse...

Olá, eu queria saber se eu poderia recomendar um restaurante para pedir comida. porque eu amo essa comida, mas eu não sei lugares para comprar. Obrigado