sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Frango com oro-pro-nobis


Vocês conhecem essa planta Ora-pro-nobis ???
Segundo as minhas pesquisas o seu nome cientifico (Pereskia aculeata), do latim "rogai por nós", é uma cactácea, um cacto trepadeira, com folhas. Tem grandes Espinhos podendo ser usada em cercas-vivas, se desenvolvendo bem tanto na sombra como no sol. A propagação se dá por estacas. Dizem que seu nome foi criado por pessoas que colhiam a planta no quintal de um padre, enquanto ele rezava: Ora pro nobis. Suas folhas e flores são comestíveis .e vêm sendo utilizadas com maior frequência na culinária mineira.É um vegetal rico em ferro, ajuda a curar anemias das mais graves.

Na minha casa aprendemos a fazer esse prato quando minha irmã Elisa estudava em Diamantina e íamos visita-la .Tinha um restaurante que fazia uma costelinha com oro-pro- nobis que era deliciosa !!! Mas o meu prato favorito com essa folha é o frango .



Refogar o frango em óleo, acrescentar cebola, tomates-cereja e por último 20 folhas de ora-pro-nobis picadas(adicionando água , o necessário para cozinhar o frango).

Servir com angu, feito de fubá de moinho d’água, e arroz com feijão.

Em Sabará -MG existe um festival de comidas feitas com oro- pro - nobis que é um sucesso !!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Um estou com água na boca. O da Tonha é uma delicia.
Bem que vc podia fazer para mim na segunda feira...

Lisa Nunes disse...

Andrea
Eu nunca tinha ouvido falar nessa tal 'Ora-pro-nobis',mas tudo que é feito em Minas é bom demais, então esse prato deve ser mesmo uma delícia !!! Bom fim de semana pra você,com tudo de bom querida

Elisa no blog disse...

Que delícia de receita.
Mas onde acharei o Ora-pro-nobis?rsrs

bj